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APS

APS CAURN

O que é a Atenção Primária à Saúde (APS)?

É o primeiro nível de atenção em saúde e caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde abrangentes e acessíveis que realiza um acompanhamento do associado ao longo da sua vida. Na sua essência, a APS cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas.

Serviços Oferecidos

  • Atendimentos à demanda espontânea;
  • Rastreamento, diagnóstico e acompanhamento dos problemas mais frequentes do recém-nascido;
  • Consulta para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento da criança;
  • Promoção e acompanhamento a saúde da criança e adolescente;
  • Rastreamento, diagnóstico e acompanhamento dos problemas mais frequentes do mulher;
  • Assistência ao pré-natal da gestante e do parceiro;
  • Rastreamento, diagnóstico e acompanhamento dos problemas mais frequentes do adulto e do idoso;
  • Estímulo à adoção de hábitos de vida saudáveis;
  • Promoção do envelhecimento ativo e saudável;
  • Acompanhamento à saúde da pessoa acamada;
  • Práticas integrativas e complementares à saúde.

Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS)

  • Clínico Geral;
  • Enfermeira;
  • Médico de Família.

APS – PERGUNTAS FREQUENTES

  • 1. Quanto tempo demora para ter acesso ao serviço da APS?
    • O acesso é fácil e rápido. Priorizamos o agendamento de consulta no menor tempo de espera possível e estamos abertos à demanda espontânea.
  • 2. Qual a vantagem de ser consultado pelo Médico de Família?
    • O médico de família tem um olhar integral, consegue avaliar a pessoa como um todo, e ajudar em diversos problemas de saúde, com o compromisso da continuidade do cuidado.
  • 3. Ao ser assistido (a) pela equipe da APS, preciso ser acompanhado (a) também por profissionais de outras especialidades médicas?
    • Não necessariamente. A equipe da APS irá ofertar um acompanhamento em saúde com olhar ampliado sobre diversas necessidades, desde o rastreamento à prevenção e o tratamento dos problemas mais frequentes da população. Atuando como coordenadora do cuidado, saberá indicar quando e se será necessária a participação de outras especialidades.
  • 4. Se houver a necessidade de avaliação por outro especialista, ainda assim, é mantido o vínculo com a APS?
    • Sim. Ainda que a pessoa necessite dos cuidados de outros especialistas, jamais perderá o vínculo com sua equipe de referência.
  • 5. É possível procurar a APS em caso de adoecimento “repentino”, por causa aguda, evitando uma ida ao pronto socorro?
    • Sim. Um dos diferenciais da APS é o atendimento à “demanda espontânea”: organizamos o agendamento para acolher as necessidades dos nossos associados, fornecendo assistência em tempo hábil, a fim de solucionar os problemas de saúde com celeridade.
    • Observação: É importante destacar que em situações de emergência (por exemplo, suspeita de AVC, Infarto Agudo do Miocárdio, acidentes automobilísticos, fraturas, etc), buscar o atendimento hospitalar ainda é a melhor medida.
  • Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Contatos APS CAURN

Av. Odilon Gomes de Lima, 2061 – Capim Macio
Telefone (84) 3311.3690
Horário de funcionamento: segunda à sexta – 8h às 17h

Atendimento via
Whatsapp

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