
Como tudo começou
A CAURN – CAIXA ASSISTENCIAL UNIVERSITÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE – iniciou suas atividades em 1998, mas sua história começou a ser contada alguns anos antes. O plano nasceu a partir de uma iniciativa do então Reitor da UFRN, Prof. Ivonildo Rêgo. A ideia inicial era buscar uma alternativa para melhorar a assistência médica dos servidores e seus dependentes.
Os arquivos apontam que em 1996, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN - promoveu seminários, estudos e diversas ações no sentido de encontrar uma solução que atendesse a esta antiga reivindicação dos funcionários visto que os mesmos estavam insatisfeitos com os planos de saúde da época.
A partir de uma iniciativa da UFRN foi formado um grupo de trabalho para avaliar as ações e conhecer modelos em funcionamento no mercado. O modelo escolhido foi o da CASU – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS e após a aprovação foi dado início a implantação.
Em 19 de setembro de 1997 foi realizada a Assembleia de fundação da CAURN. Na mesma sessão também houve a aprovação do Estatuto. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), com a participação dos então Reitores, dos Pró-Reitores e da comunidade universitária.
A CAURN foi registrada junto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passou a funcionar oficialmente no dia 1º de junho de 1998. O plano de saúde dos servidores da UFRN e do IFRN nasceu com a missão de prestar serviços de atenção à saúde com qualidade e responsabilidade para os associados, no que se refere à assistência ambulatorial e hospitalar, bem como, a cobertura assistencial às doenças relacionadas no Rol de Procedimentos previstos pelo Ministério da Saúde.
Mais que um plano de saúde, uma Caixa de Assistência
Criada a partir dos princípios cooperativistas, a CAURN é plano coletivo por adesão organizado na modalidade de autogestão. Toda operação de funcionamento da operadora de saúde é feita a partir da contribuição dos seus associados. A operadora não possui fins lucrativos e todas as decisões são divididas com os associados nas assembleias.
A CAURN presta assistência exclusiva para os servidores (técnicos e docentes) ativos, aposentados e pensionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, além das entidades vinculadas como FUNPEC, CREDSUPER, AFURN, SINASEFE, SINTEST, ASCEFET-RN e ADURN.
A administração da operadora também é feita pelos associados. O Conselho Diretor e o Conselho Fiscal são partes importantes da estrutura administrativa sendo todo formado por associados do plano. O Conselho Diretor elege um membro para Diretor-presidente que colabora diretamente na administração. Cabe a esses conselheiros acompanhar as ações da operadora e atuar de forma a garantir o pleno funcionamento da Caixa de Assistência.
Missão
Promover saúde com ética, eficiência e responsabilidade.
Visão
Ser referência em autogestão da saúde.
Valores
Ética, eficiência e responsabilidade.
Conselho de Administração
Presidente do conselho
- Regina Maria Rodrigues Pinheiro Spinelli
Membros do CONAD
- Eliane Alves da Rocha - Secretária
- Enoleide Farias
- Gilvânia Morais de Araújo Fernandes
- Humberto Hermenegildo de Araújo
- José Aguiar do Nascimento
- José Gurgel de Freitas
- José Medeiros dos Santos
- Joseleno Marques
- Pedro Enéas do Nascimento Neto
- Pedro Rodrigues Gonçalves
- Ricardo Pires de Souza
- Vânia Machado de A. C. Guerra
Conselho Fiscal - CONFIS
Titulares
- José Aldemar Dantas
- Paulo Roberto Medeiros de Azevedo - Presidente do CONFIS
- Vilma Maria de Souza Martins - Secretária
Suplentes
- Giovana Paiva de Oliveira
- Emanoel Maria de Morais
Diretoria Executiva
Diretor presidente
- Edilson Cosme Tavares
Diretora Administrativa Financeira
- Eliana Maria dos Santos
Gerência
Administrativo-Financeiro
- Simone Cunha da Silva
Relacionamento
- Luciana de Medeiros Santos
Área Médica
- Anna Cláudia de Oliveira Nogueira
Equipe
Assessor Jurídico
- Carlos Heitor Cavalcanti
Assessoria de Comunicação
- Ana Karla Martins
Auditoria Médica
- Dra. Roberta Pereira Cacho de Carvalho
- Dr. Thayrone Irineu da Costa
Auxiliar de Serviços Gerais
- Damiana Silva de Lima
Atendimento
- Fabiola Gomes Pessoa Soares
- Ingryd Daiane Silva do Nascimento
- Maria Yanka Ferreira de Carvalho
- Telma Oliveira de Morais
- Vanelli Dantas de Andrade
Enfermeira
- Maria Vanessa Nogueira
Enfermeira auditora
- Maria Lucia de Araujo Oliveira
Contabilidade
- Maria Adriane B dos Santos
- Francielisson Mendes Silva
CPD
- Kleber Barbosa dos Santos
Contas médicas
- Cláudia Maria Pinheiro da Silva
- Dâmaris Queiroz de Oliveira
- Daliane Nunes Ferreira
- Flávia Regia Alcântara de Lima e Silva
Financeiro
- Karolina Araújo Machado
- Klícia Giselle da Silva Lima
- Stefania Moura Moreira
Nutricionista
- Cassiana de Araujo do Monte
Secretária
- Luciene Félix de Lima
Ouvidoria
- Luciana de Medeiros Santos
Equipe do Programa de Bem com a Vida
Coordenação
- Milena Maia de Figueredo
Geriatria
- Dr. Gustavo Rego
Nutricionista
- Cassiana de Araujo do Monte
Enfermeira
- Maria Vanessa Nogueira
Terapeuta Ocupacional
- Fernanda Ferreira de Freitas Melo
Psicócologa
- Renata Patrícia Silva de Araújo
Fisioterapeuta
- Heloísa Britto
Atendimento
- Ana Karenine Macedo Moura
- Ana Karolina Santiago Batista
Auxiliar de Serviços Gerais
- Maria José Bento de Oliveira