A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente o resultado do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO) 2019 (ano-base 2018), que é uma iniciativa de estímulo à qualidade dos planos de saúde. O programa tem como objetivos: o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são conhecidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e proporciona ao usuário a possibilidade de comparar o desempenho das operadoras e dar mais segurança na hora de adquirir ou trocar um plano de saúde. Confira o resultado da CAURN:
A CAURN obteve média 0,6017 do IDSS 2019 (ano-base 2018), sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido. O valor leva em conta parâmetros como a qualidade da atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. Confira a média da CAURN em cada parâmetro.
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satistação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento da obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Acesse o Programa de Qualificação de Operadoras da ANS e verifique os dados das operadoras. Basta digitar o número de registro da ANS, nome da operadora ou CNPJ.