Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2020 (ano-base 2019)

27 de abril de 2021

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente o resultado do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO) 2020 (ano-base 2019), que é uma iniciativa de estímulo à qualidade dos planos de saúde.

O programa tem como objetivos: o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são conhecidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e proporciona ao usuário a possibilidade de comparar o desempenho das operadoras e dar mais segurança na hora de adquirir ou trocar um plano de saúde. Confira o resultado da CAURN:

IDSS da operadora 2020 (Ano base 2019)

A CAURN obteve média 0,6877 do IDSS 2020 (ano-base 2019), sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido. O valor leva em conta parâmetros como a qualidade da atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. Confira a média da CAURN em cada parâmetro:

IDQS – Qualidade em atenção à saúde

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

IDGA – Garantia de acesso

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

IDSM – Sustentabilidade no mercado

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

IDGR – Gestão de processos e regulação

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento da obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Acesse o Programa de Qualificação de Operadoras da ANS e verifique os dados das operadoras. Basta digitar o número de registro da ANS, nome da operadora ou CNPJ.

Atendimento via
Whatsapp