A CAURN esclarece aos seus associados que é um plano coletivo por adesão. Nessa modalidade, o plano é viabilizado para grupos de pessoas definidos de acordo com a sua categoria profissional ou área de atuação e vinculadas a uma entidade de classe ou instituição que as representa.
No caso da CAURN, o plano é destinado para servidores da UFRN, IFRN e entidades credenciadas. Com esse tipo de plano, a aplicação do reajuste leva em conta a utilização (sinistralidade) e a indicação atuarial e é apenas comunicado a Agência Nacional de Saúde (ANS) 30 dias antes da sua efetivação.
Entendemos que seja importante esclarecer esse ponto, já que foi veiculada na mídia a notícia que os planos individuais terão reajuste negativo. Esse tipo de plano é diferente da CAURN já que pode ser contratado por qualquer pessoa e tem seus percentuais de reajuste definidos pela ANS, sem possibilidade de negociação.
Aproveitamos para relembrar aos nossos associados que em novembro de 2020, data-base do nosso reajuste, a CAURN aplicou percentual ZERO em sua tabela de planos e ainda vem oferecendo um novo produto coparticipativo, o CAURN FLEX, onde o associado tem 10% de desconto nas seis primeiras mensalidades e taxas diferenciadas.