A CAURN quer conhecer melhor o perfil de saúde do nosso associado. Com isso, está dando inicio a aplicação da pesquisa “Conhecer para Desenvolver”. A partir da coleta de dados e a estruturação de um Perfil Epidemiológico, a CAURN pode traçar metas específicas, com o objetivo de obter uma melhora significativa na qualidade do atendimento e uma maior satisfação por parte do seu associado. Além disso, os resultados poderão identificar as necessidades e propor ações de saúde mais efetivas.
A aplicação da pesquisa será feita com amostras de associados. O grupo total será dividido em quatro: crianças de 0 a 2 anos e crianças/adolescentes de 3 a 18 anos, onde o questionário será enviado para os responsáveis, e mulheres e homens adultos. De acordo com Raissa Rodrigues, consultora responsável pela pesquisa, a participação dos associados é muito importante.
“A pesquisa é muito importante para o planejamento da CAURN, já que permite conhecer a condição de saúde geral da população de associados e personalizar as ações e serviços de saúde ofertados. Isso quer dizer que, conhecer esse perfil é fundamental para implementar uma estratégia de prevenção e promoção da saúde bem sucedida, além de apoiar na organização dos serviços de tratamento e reabilitação”, explicou.
Ainda segundo Raissa Rodrigues, os dados irão ser os pilares de um trabalho ainda maior. “Vamos definir os objetivos da Atenção Primária à Saúde (APS) da CAURN para o próximo período de trabalho e poderemos subsidiar ações para redução da sinistralidade (custo assistencial), além de avaliar se a rede disponível está de acordo com as necessidades de saúde do associado”. A pesquisa ainda conta com o apoio do estudante de Engenharia de Produção, Rafael Albuquerque.
Os contatos com as amostras começarão a ser feitos ainda no mês de novembro. A pesquisa será feita a via e-mail cadastrado e pelo WhatsApp da APS CAURN, no número (84) 99953-1826.