A CAURN – Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte, irá promover encontro com associados para debater sobre “Como os idosos podem cuidar da saúde mental?”. A palestra será conduzida por Lais Crisanto, médica de família e comunidade que compõe a rede de especialistas da operadora. A proposta do encontro é compreender a importância do ciclo de vida familiar para os idosos, além de ajudar a diferenciar o transtorno de sofrimento mental. Haverá ainda um momento de prática meditativa para os participantes.
O tema chama atenção, já que dados do Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, divulgados em 2018 pelo Ministério da Saúde, alertam a respeito a alta taxa de suicídio entre idosos acima de 70 anos. Foi registrada uma média de 8,9 mortes por 100 mil nos seis anos anteriores para essa faixa etária, enquanto a média nacional foi de 5,5 por 100 mil. A Dra. Lais Crisanto explica que esse aumento está relacionado com diversos fatores vivenciados pela população idosa. “Há uma carga mental que existe nessa faixa etária que pode influenciar no idoso se sentir mais vulnerável, o que acaba impactando na sua saúde mental. Sim, existe um risco de suicídio nessa população, mas contar com uma rede de apoio, sentir-se amparado e ter essa vulnerabilidade reduzida é importante para evitar complicações pré-existentes ou mesmo o surgimento de novas situações.”
Esse encontro faz parte das atividades voltadas à temática do setembro amarelo. O evento acontecerá na próxima terça-feira, 19 de setembro, às 14h30 no Auditório da Casa CAURN, localizada na Rua Coronel Luciano Saldanha, 2920 – Capim Macio.