No último trimestre, a CAURN realizou uma pesquisa entre seus associados para avaliar os serviços prestados. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e compõe a nota para o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS).
O ponto positivo da pesquisa foi que 90,1% dos beneficiários estão satisfeitos, destacando a CAURN como uma operadora que atende bem às expectativas dos seus associados. Este alto índice de satisfação é reforçado pelo fato de que 80,4% dos beneficiários recomendariam o plano para amigos ou familiares.
As perguntas obedecem aos grupos principais de interesse objeto do questionário. São eles: Atenção à Saúde; Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral.
Dentre os pontos destacados, 96% dos beneficiários afirmaram ter conseguido cuidados de saúde sempre ou na maioria das vezes quando necessitaram, e 94,5% relataram que foram atendidos prontamente em situações de urgência ou emergência. Esses números evidenciam a eficácia da CAURN em fornecer acesso a cuidados de saúde essenciais de forma consistente.
A atenção recebida em diversos setores da saúde, como hospitais, laboratórios, clínicas e outros, também foi bem avaliada, com 89,4% dos entrevistados classificando o atendimento como bom ou muito bom. Além disso, a facilidade de acesso à lista de prestadores de serviços credenciados foi positivamente avaliada por 80,1% dos beneficiários.
Apesar dos resultados positivos, a pesquisa também apontou áreas que necessitam de atenção. Apenas 34,3% dos associados confirmaram que receberam comunicados preventivos, relativos à saúde. A facilidade de acesso a lista de prestadores é um ponto de melhoria com muitas indicações em “bom”.
O atendimento na Central é também é um ponto constante de melhoria já que mais de 45% dos associados tiveram uma percepção, boa e o percentual de regular foi de 17,4%.
O Presidente do Conselho de Administração (CONAD), José Aguiar, reconhece a importância dessas melhorias e está comprometido em garantir que todas as áreas atendam às expectativas dos associados. “Essa pesquisa nos dá a certeza de que estamos no caminho correto para atingir os nossos objetivos. Através dela, tivemos a oportunidade de ver pontos que são importantes para desenvolver e pontos nos quais a gente já alcançou um certo nível de equilíbrio”, afirmou Aguiar.
Ele destaca também a importância do feedback dos associados nesses momentos para aprimorar os serviços prestados. “É sempre interessante que aconteçam essas pesquisas, uma vez que elas norteiam os gestores para aperfeiçoar o que já possui boa qualidade e reunir esforços para trabalhar nos pontos de melhoria”, ressaltou. “Claro que é um esforço enorme, não apenas do CONAD mas também da Diretoria Executiva e de todos os gerentes que compõem a CAURN, mas nós seguiremos com foco na consolidação da Governança Coorporativa, do alinhamento com os melhores modelos de gerenciamento de gestão interna e de gestão dos nossos processos para seguir alcançando os melhores resultados.”
A pesquisa foi conduzida pelo IBRC, Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, um dos principais institutos do mercado, e entrevistou um total de 262 associados no período de 05/03/2024 à 12/04/2024.
A CAURN agradece aos seus associados pela participação na pesquisa e reforça seu compromisso em continuar aprimorando seus serviços, garantindo um atendimento de qualidade e a satisfação de todos.