Natal, 01 de março de 2021
Aos associados da CAURN,
Diante da situação crítica em que se encontra a rede hospitalar no Rio Grande do Norte, devido ao expressivo aumento de casos da COVID-19, a CAURN vem por meio desta, recomendar aos seus associados que evitem a realização de cirurgias eletivas. O pedido se dá, principalmente, pela falta de leitos para internação clínica e UTI na rede hospitalar local o que acarretará em sérios prejuízos à saúde do paciente.
Esclarecemos que cirurgias eletivas são tratamentos cirúrgicos propostos, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programado.
O Decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, publicado na edição do dia 23 de fevereiro de 2021 do Diário Oficial, recomenda a suspensão dos procedimentos eletivos na rede de saúde, salvo os casos em que o adiamento possa agravar as condições de saúde do paciente. Entendemos que tal medida é necessária para conter a propagação do vírus e suas novas variantes.
A CAURN como operadora de saúde seguirá ao lado do seu associado colaborando com a saúde de todos. No entanto, reiteramos as recomendações do Comitê de Especialistas da Secretaria do Estado de Saúde Pública para o enfrentamento da pandemia pelo COVID-19, na qual sugerem que se intensifiquem as medidas de restrição de circulação de pessoas, aglomeração e eventos; além do uso adequado da máscara e da higiene frequente das mãos com água ou álcool 70%.
Aproveitamos para solicitar aos associados que evitem o atendimento presencial e utilizem os canais digitais para pedidos de autorização de procedimentos. As guias podem ser enviadas para o e-mail: autorizacao@caurn.com.br ou pelo WhatsApp nos seguintes canais:
A CAURN se coloca à disposição para os devidos esclarecimentos.
Atenciosamente,
A Direção
RECOMENDAÇÃO CIRURGIAS ELETIVAS