Por Julia Geovana
Com a renovação dos Conselhos de Administração e Fiscal após processo eleitoral realizado em 2023, renovou-se também o cargo da Presidência do CONAD, conselho máximo de deliberação responsável por definir e avaliar as estratégias da CAURN. A partir de 2024, assume a função de presidente o Analista de TI e servidor da UFRN, José Aguiar do Nascimento. O novo presidente, que substitui Regina Spinelli, possui formação em Ciência da Computação e mestrado em Governança em Tecnologia da Informação, e viu a participação no Conselho de Administração como uma oportunidade de contribuir com a operadora através dos conhecimentos que adquiriu ao longo de sua carreira.
Em entrevista exclusiva, Aguiar compartilhou os principais pilares que nortearão sua gestão junto aos conselheiros. Dentre eles, destacou especialmente a consolidação da governança, sistema adotado pela CAURN desde janeiro de 2023. “A governança corporativa é composta por um conjunto de regras que implementam as boas práticas dentro da organização. A partir do momento que a CAURN optou pela implementação desse sistema, vários processos internos foram realinhados, reaproveitados e reorganizados, e as funções dos gestores intermediários e do próprio Conselho de Administração passaram a ser remodelados agora segundo esses novos princípios.”
O presidente explica ainda que, nesse novo formato, são estabelecidas comissões que vão se preocupar se as áreas e indicadores estão funcionando de acordo com as normas. Segundo ele, a operadora vem buscando realizar uma melhor gestão de riscos e de controles internos, o que ocasiona em redução de custos para o associado. “A governança é o mecanismo que permite que haja um controle maior das contas da CAURN. O lado mais visível desse modelo é o controle, a transparência, a gestão e a mitigação de riscos. Antes que as coisas aconteçam, a gente tem todo um estudo que prevê o acontecimento desses eventos”, afirma o gestor. Ele defende que, por ser um órgão totalmente regulado pela ANS, a CAURN precisa obedecer rigorosamente a todos aqueles preceitos que são determinados pela agência. Para isso, são necessários indicadores que estejam alinhados com o que é solicitado. “Através do que é quantificado pelos indicadores e analisado pelas comissões, é possível identificar as tendências para assim tomar decisões mais assertivas e traçar estratégias mais eficientes.”
Além disso, de acordo com ele, a consolidação da governança também representa uma mudança de cultura. “Enquanto antes a organização era bastante artesanal e quase familiar, agora a gente já a encara com vida própria e com um nível de maturidade crescente, o que permite longevidade e segurança para a empresa”, observa o presidente. “Por meio dos princípios da governança, vamos tratar das estratégias e caminhos que a CAURN deverá seguir para que consigamos realizar o objetivo de atender muito bem aos nossos associados, causa primária das nossas preocupações. Estamos aqui como associados e como pessoas interessadas em fazer crescer cada vez mais a nossa CAURN.”
Para além do grande objetivo de consolidação da governança, Aguiar também ressalta como propostas da atual gestão do CONAD a informatização e digitalização de serviços e processos internos e a busca por economia para os associados, que pode ser alcançada através de melhores negociações com os parceiros da operadora e um investimento cada vez maior na rede de médicos e clínicas CAURN. “Uma das estratégias para abaixar os custos hospitalares é fortalecer a nossa rede CAURN, hoje implementada na Casa CAURN e na APS CAURN, que têm sido muito bem avaliadas, como demonstrou a pesquisa de satisfação realizada no último ano”, declara o analista. O novo presidente afirma que, além do investimento nessas unidades já existentes, está sendo projetada uma nova clínica junto à diretoria executiva, para agregar ainda mais serviços para prestar aos usuários. “As avaliações da nossa rede têm sido muito positivas, além de que o próprio mercado aponta que a estratégia de trazer serviços próprios para dentro da operadora ajuda na redução de custos assistenciais, aliviando o peso do valor que é pago pelos nossos associados. Precisamos buscar prestar um bom serviço a um custo cada vez menor e mais justo, e é isso que a gente tem procurado fazer. Por isso queremos inaugurar esse novo espaço.”
“Somos um pequeno atrevido que fala a linguagem dos grandes. É lá que nós queremos estar, então é para lá que a gente vai.”
O presidente enfatiza a importância do trabalho em equipe para alcançar as metas da Caixa Assistencial. “Para que a gente alcance nossas ambições, é preciso que a gente se junte cada vez mais, cada um com suas habilidades e com um objetivo comum. É um trabalho feito a várias mãos, a gente trabalha de maneira conjunta e entrelaçada para que as ideias possam ser melhor aproveitadas. São as pessoas que trazem inteligência para a nossa organização. A força da CAURN tá no conjunto das pessoas.”
José Aguiar está como conselheiro de administração desde 01 de janeiro de 2022, e assumiu o cargo de presidente do CONAD em 16 de janeiro de 2024. Ele permanecerá no seu mandato até 31 de dezembro de 2025, podendo ter renovação.