O projeto Pediatria Itinerante, fundado e coordenado pelo Dr. Francisco Americo Micussi, pediatra e infectologista na CAURN, foi uma das 11 iniciativas que foram escolhidas pelos votos dos médicos no Prêmio Euro Inovação na Saúde, promovido e patrocinado pela multinacional Eurofarma. A premiação foi concedida no dia 18 de outubro de 2023, em evento em São Paulo.
O Prêmio Euro Inovação na Saúde tem como objetivo identificar notáveis inovações no campo da medicina e promover o avanço de soluções que têm um impacto significativo na qualidade de vida. Nesta segunda edição no Brasil, o prêmio expandiu seu alcance e passou a englobar os outros 16 países da América Latina nos quais a empresa farmacêutica Eurofarma opera. Foram premiados três vencedores em cada uma das quatro categorias distintas.
Em entrevista exclusiva para a CAURN, Dr. Micussi revelou a satisfação de ver o seu projeto sendo reconhecido e contemplado. “Nós ficamos muito felizes com o resultado porque mostra que quando se trabalha em equipe, com emoção, amor, empolgação, motivação e criatividade, a gente consegue desenvolver um trabalho que às vezes extrapola o que a gente imagina.”
Para o médico, a conquista do prêmio vem também para ampliar ainda mais esse rol de profissionais engajados nas ações. “Com certeza essa premiação veio numa hora muito boa para que a gente possa investir no projeto. Acho fundamental a gente ser grato a todas as pessoas, colegas e médicos que se envolveram, se empenharam, votaram e torceram por esse nosso sucesso. Isso foi muito gratificante.”
O Pediatria Itinerante nasceu em julho de 2018. A ideia do projeto surgiu após levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria revelar que a grande maioria das crianças brasileiras não tinham acesso a um pediatra ou que nunca tinham sido atendidas por esse profissional. “O que a gente tem observado nos municípios que visitamos é que 60% das crianças nunca foram atendidas por um pediatra, mostrando que essa realidade ainda é palpável.”
A primeira ação foi realizada no município de São Miguel do Gostoso. Ao longo de 5 anos de atividade, já foram realizadas 44 edições e mais de 5000 atendimentos. Seu diferencial é a atuação solidária do estudante, onde alunos mais graduados orientam os de menor graduação, sob supervisão.
Além disso, havia também o objetivo de incentivar os estudantes da pediatria a se envolverem com a área. “Nós estávamos preocupados com a pouca adesão dos alunos que estavam se formando. Não estavam se interessando pela área, então o Pediatria Itinerante nasceu também com essa perspectiva de despertar o interesse neles.” Atualmente, são cerca de 50 estudantes participando de cada edição.
Hoje, o projeto tem um aspecto multiprofissional, já que além dos atendimentos pediátricos, também oferece especialidades como a enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, odontologia e distribuição de medicamentos.
A CAURN tem muita satisfação em apoiar essa iniciativa responsável por transformar a vida de tantas crianças.