Na última quinta-feira (22), a CAURN teve a honra de receber as Representantes da Agência Nacional de Saúde (ANS), a Coordenadora de Indução à Melhoria da Qualidade Setorial, Kátia Audi Curci, e a Coordenadora da área de Avaliação e Qualificação de Prestadores de Serviço de Saúde, Anete Maria Gama, durante a Mostra do Programa De Bem com a Vida. O evento teve como objetivo apresentar o programa para os associados que ainda não fazem parte dele, bem como permitir que as convidadas pudessem conhecer a dinâmica e participar das práticas.
O dia contou com uma programação repleta de atividades: profissionais do CAURN Ativa conduziram um alongamento e aquecimento integrais, preparando os participantes para uma série de danças conduzidas pela professora Rosa. A nutricionista Cassiana Monte, do Nutrição Ativa, compartilhou conhecimentos sobre alimentação saudável e preparou uma deliciosa receita junto aos participantes, que também tiveram a oportunidade de desfrutar de um cardápio junino completo.
Durante a visita, Kátia Audi enfatizou a importância das operadoras oferecerem estratégias de prevenção em saúde para promoção da qualidade de vida. “Trazer atividade física, alimentação adequada e promover o convívio social é uma forma de potencializar cada vez mais a saúde, e não apenas manter o foco na doença.” A coordenadora acredita que é preciso cuidar das pessoas para garantir maior bem-estar e uma vida longa e saúdavel. “O envelhecimento acontece, mas é possível envelhecer com saúde, e eu vejo que essa é a proposta do Programa De Bem com a Vida. É contagiante porque aqui é um lugar de vida. A ANS acredita muito nesse trabalho, e é preciso ampliá-lo para ainda mais beneficiários da CAURN.”
Para Fátima Josete Moreira, associada da CAURN, o impacto do programa em sua vida foi significativo. “O Programa De Bem com a Vida é excelente. Eu era sedentária, e hoje tenho ânimo para tudo: me arrumar, dançar… você se sente inserida na sociedade.” Fátima também destacou como o programa contribuiu para seu bem-estar emocional, ajudando-a a superar a depressão e lidar com a ansiedade. Ela enfatizou a importância de se manter ativa, participando das atividades oferecidas e buscando apoio nos profissionais e colegas do grupo.
A presença das representantes da ANS na Mostra do Programa De Bem com a Vida foi um diferencial e uma oportunidade única para que a CAURN possa se destacar nacionalmente, como afirmou Milena Figueiredo, Gerente de Promoção à Saúde e responsável pelo programa. Ela também ressaltou a relevância do evento para o programa. “A Mostra é importante para que outros associados possam conhecer e experimentar as atividades e os benefícios do programa, para que assim nós possamos agregar para a qualidade de vida de cada vez mais participantes.”
O Programa De Bem com a Vida não se limita apenas à prática física, mas também engloba práticas terapêuticas e estímulos cognitivos. Criado em 2003, o programa busca melhorar a qualidade de vida dos associados acima de 60 anos da CAURN, oferecendo um acompanhamento integral da saúde por meio de uma equipe multiprofissional qualificada. Atualmente, cerca de 500 associados participam das atividades em grupo, atendimentos individuais ou acompanhamento domiciliar, adaptando-se às necessidades individuais de cada um.
Encerrando o evento com chave de ouro, uma animada festa junina do Programa De Bem com a Vida proporcionou um momento de confraternização e alegria entre os participantes. Através desse programa, a CAURN continua a promover um estilo de vida saudável e a valorizar o bem-estar integral dos seus associados.