A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, na segunda-feira, 18, no auditório da Reitoria, a cerimônia de entrega de título de professora emérita a Estela Maria Araújo de Carvalho (in memoriam), em reconhecimento à sua destacada competência acadêmica, à valorização do ensino da Matemática e à notável contribuição ao crescimento institucional. Como primeira superintendente da CAURN, representantes da diretoria estiveram presentes como forma de homenagear a professora que dedicou parte da sua vida a consolidação da Caixa de Assistência para os servidores da instituição.
Participaram da cerimônia, realizada in memorian, o esposo Annecildo Batista de Carvalho e a filha, Laura Maria Araújo de Carvalho, que receberam o diplona de professora emérita. Em seu discurso, a filha da homenageada destacou a trajetória da mãe na vida acadêmica e pessoal. Segundo a filha, Estela nutria um amor incondicional pela Universidade e que durante sua caminhada pode contar com o apoio de muitas pessoas. “Se eu pudesse resumir a minha mãe em uma palavra, seria guerreira. Estela lutou até o último momento por ela, por mim, por vocês e por essa instituição”, destacou.
O Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo destacou a contribuição de Estela para a UFRN, principalmente quando foi coordenadora do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e, por último, como assessora da Reitoria para Assuntos Administrativos e de Infraestrutura da UFRN. “No âmbito administrativo, a lista de contribuições da professora Estela é extensa e relevante, com atuação em praticamente todas as unidades da universidade, que tiveram o privilégio de contar com o seu trabalho sempre pautado na dedicação e no compromisso”, afirmou.
A cerimônia de outorga de título de professora emérita também contou com a presença do vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda; da assessora da Reitoria e ex-reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; do diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD) e ex-reitor da UFRN, José Ivonildo do Rêgo; do ex-reitor da UFRN, Ótom Anselmo de Oliveira; da diretora do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), Jeanete Alves Moreira; do chefe do Departamento de Matemática, Paulo Roberto dos Santos Silva; do servidor do CCET, Albimar Gonçalves de Mello; além de gestores, docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes da UFRN e familiares de Estela Maria Araújo. Pela CAURN, participaram o presidente do Conselho de Administração, José Aguiar, os conselheiros Joseleno Marques e Regina Spinelli, o diretor-presidente Edilson Cosme Tavares e a diretora administrativa-financeira, Eliana Santos.
*Com informações do Portal da UFRN